quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tema do EBI (Estudo Bíblico Indutivo): É realmente necessário ler a Bíblia para crescer espiritualmente?

Com o grande crescimento da Igreja no país é de vital importância que o crescimento qualitativo acompanhe o quantitativo, em outras palavras, é preciso que estas pessoas estejam buscando crescimento espiritual. A bíblia ainda é o melhor livro que um cristão pode ler, nelas estão contidas palavras de louvor, fé, exaltação, conselhos, salvação, princípios, bênçãos e todo tipo de conteúdo necessário para uma experiência genuína de aproximação com Deus.
Pergunta 1: Eu preciso mesmo ler a bíblia para crescer espiritualmente?
Pergunta 2: Outros livros não podem me oferecer subsídio suficiente?  
Pergunta 3: Não basta ouvir as mensagens dada pelo meu líder?
           Assim como nosso corpo carece de alimento diariamente para se manter firme, o nosso espírito precisa de alimento espiritual para que possamos também nos manter firmes, a leitura da Bíblia é um princípio que deve ser mantido, e é de fundamental importância para que o crescimento espiritual seja possível.
A Bíblia é o nosso “Manual de Instruções”, todo e qualquer estudo, livro ou artigo dirigido à vida cristã deve ter como base a palavra de Deus. É interessante e recomendada a leitura de outros livros, mas é necessário que você saiba discernir e identificar quais leituras trarão edificação e quais não estão fundamentadas no nosso princípio de fé e ordem, e a única forma de fazê-lo é conhecer a Bíblia. O mesmo vale para as mensagens ministradas pelos líderes religiosos, devemos estar sempre atentos ao que é dito e identificar sua veracidade de acordo com a palavra, não devemos ser alienados e aceitar tudo quem vem a nós sem refletir na mensagem que estamos ouvindo.
A própria Bíblia estimula a leitura da palavra de Deus, em diversos versículos é mencionada a importância de estudá-la e sua importância. Alguns exemplos são:
II Tm 2.15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
Sl 1.1a-2 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios... Antes têm o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”
Mt 24.35 “O céu e a Terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.”
Sl 119.11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

Conclusão
                Deus nos deixou um livro de conteúdo incomparável, cabe a nós dedicarmos o nosso tempo para estudá-lo, entende-lo e aplicá-lo em nossas vidas, para assim adquirir conhecimento e sabedoria proporcionando o crescimento espiritual necessário em nossas vidas. “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;”. Pv 3.13
 








EBI ministrado pelo acadêmico de Eng. Ambiental Hilquias Miranda Cortez na Universidade do Estado do Pará (Uepa)