domingo, 12 de agosto de 2012

Um pouco Sobre o movimento

Como tudo começou

No final da década de 50, cristãos de diversos países estimularam o surgimento de movimentos estudantis evangélicos na América Latina. Robert Young e Ruth Siemens foram os pioneiros no Brasil, despertando os estudantes brasileiros a levar mensagem de Cristo ao meio universitário.

Na década de 60, a ABUB foi criando raízes e surgiram os primeiros obreiros brasileiros, missionários remunerados. Os anos 70 e 80 foram de consolidação do movimento, que já começa a auxiliar na formação de líderes para a igreja evangélica brasileira. Desde então, a urgência de se proclamar um Evangelho Integral e impactante numa sociedade cada vez mais pluralista, relativista e carente de Deus tem sido o nosso desafio constante.


 

Nossas bases de fé são verdades centrais no Cristianismo.
Acreditamos no senhorio de Cristo, como único mediador entre Deus e os homens, capaz de nos redimir e nos livrar da culpa do pecado. Reconhecemos a Bíblia como Palavra de Deus, com toda autoridade em matéria de fé e vida. Temos um criador a adorar, um Senhor a proclamar e um Espírito a obedecer.
Nossas bases de fé seguem as da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos, organização a que somos filiados, e que agrega movimentos estudantis evangélicos no mundo todo.
a) A existência de um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, Um em essência e Trino em pessoa;

b) A soberania de Deus na Criação, Revelação, Redenção e Juízo Final;

c) A inspiração divina, veracidade e integridade da Bíblia, tal como revelada originalmente, e sua suprema autoridade em matéria de fé e conduta;

d) A pecaminosidade universal e culpabilidade de todos os homens, desde a queda de Adão, pondo-nos sob a ira e condenação de Deus;

e) A redenção da culpa, pena, domínio e corrupção do pecado, somente por meio da morte expiatória do Senhor Jesus Cristo, o Filho encarnado de Deus, nosso representante e substituto;

f) A ressurreição corporal do Senhor Jesus Cristo e sua ascensão à direita de Deus Pai;

g) A missão pessoal do Espírito Santo no arrependimento, na regeneração e na santificação dos cristãos;

h) A justificação do pecador somente pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo;

i) A intercessão de Jesus Cristo, como único mediador entre Deus e os homens;

j) A única Igreja, Santa e Universal, que é o Corpo de Cristo, à qual todos os cristãos verdadeiros pertencem e que na terra se manifesta nas congregações locais;

k) A certeza da segunda vinda do Senhor Jesus Cristo em corpo glorificado e a consumação do Seu reino naquela manifestação;

l) A ressurreição dos mortos, a vida eterna dos salvos e a condenação eterna dos injustos.

Modo de trabalho

“Estudante alcançando estudante” é o nosso lema. Isso significa que os próprios estudantes são os nossos missionários por excelência, atuando por meio de núcleos de estudo bíblico, acampamentos evangelísticos, grupos de oração e cursos de treinamento. É desta forma que ocorrem nossas principais atividades: evangelismo, discipulado e formação para o serviço.
Acreditamos que os estudantes são os mais aptos para compartilhar a mensagem do Evangelho de forma significativa, convincente e criativa em suas universidades e escolas, pois convivem com seus colegas e conhecem as facilidades e dificuldades de seu próprio contexto.
Como forma de suporte ao estudante, há uma estrutura de assessoria aos grupos.

Os assessores geralmente são abeueneses formados, pastores ou seminaristas, ajudando no treinamento local e no discipulado de líderes. A ABUB possui assessores remunerados, muitos em parceria com igrejas locais, e assessores auxiliares que contribuem com trabalho voluntário. Esses assessores são orientados e apoiados pela Secretaria Executiva e pelo Escritório Nacional, sediado na cidade de São Paulo (SP).


Ministérios

ABU - Aliança Bíblica Universitária - Visa à evangelização, discipulado e treinamento de estudantes universitários, segundo a visão de um Evangelho integral.  
ABS - Aliança Bíblica de Secundaristas - Trabalha com a evangelização, discipulado e treinamento de estudantes do ensino médio. 
ABP - Aliança Bíblica de Profissionais - É um grupo formado por ex-abeuenses e profissionais que procuram dar suporte aos estudantes e aos próprios profissionais cristãos. 
Diaconia - Desenvolve e apóia projetos de defesa de direitos, por meio da Rede Fale, e participa do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), contribuindo para o diálogo com a sociedade civil e o Estado, na formulação de políticas públicas de juventude.
ABU Editora - Publica e oferece literatura cristã de qualidade para estudantes, líderes cristãos e público evangélico em geral, abordando temas relevantes da atualidade sob o ponto de vista bíblico. O diálogo entre o pensamento científico e a revelação bíblica é uma constante nos livros.


A Aliança Bíblica Universitária do Brasil é composta por grupos locais de estudantes, que se reúnem em seus campi, em suas cidades. 
Além da estrutura local, são formadas sete regiões que agregam diferentes estados no Brasil. Você pode conhecê-las melhor clicando aqui. Conheça também quem são os assessores regionais  de cada uma delas.
A união de todos os grupos locais e de suas regiões forma o movimento nacional (veja aqui os diretores nacionais).
Os assessores nacionais da ABUB compõem a Secretaria Executiva e o Escritório Nacional e servem a um projeto pioneiro da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos no Uruguai.